quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fuga para o Alentejo



No início deste mês rumámos para sul para carregar baterias. Foi o já tradicional primeiro fim de semana de outubro que serve para nos despedirmos do verão e para arranjar energias para aguentar os meses frios e escuros que nos levam até ao Natal.
Desta vez o local escolhido foi Santiago do Cacém. Vá se lá saber porquê, sinto uma grande afinidade com as paisagens alentejanas. Não tenho, que conheça, qualquer raiz nesta região, mas a paisagem, a comida, as praias que tão tardiamente descobri fazem-me sentir muito bem, desejando até ficar por ali a disfrutar de todo aquela atmosfera de tranquilidade.

Não sendo grande conhecedor de terras alentejanas, a verdade é que até agora nunca fiquei com expectativas defraudadas, das outras vezes adorei a praia fluvial da mina de são domingos, perto de Mértola, senti-me vivo nas praias de água gelada da Zambujeira ou de Almograve, comi maravilhosamente em Estremoz e dormi tão bem ou melhor em Évora. Agora era a vez dos arredores de Santiago…

Mesmo com o referencial lá em cima, o local escolhido para o fim de semana manteve o nível das outras incursões alentejanas.
Deu para descansar, para tomar banho de piscina, para tomar banho num lago, para apanhar fruta na horta, para brincar com os filhos, para estar com amigos, enfim, uma torrente de boa energia que acabou por servir muito bem o propósito de carregar baterias.






1 comentário: