segunda-feira, 29 de junho de 2009

pearl jam


De vez em quando, o i-pod, quase sempre em shuffle, paira numa daquelas músicas que marcaram a adolescência. Hoje, logo pela manhã, foi o Corduroy. Vieram as lembranças dos concertos já vividos, das tardes em casa do Zé a ouvir o Vitalogy, com o Edgar, o Rui e o Miguel. Enfim, foi uma viagem ao passado que destruiu a minha produtividade numa sempre dificil segunda-feira.

Claro que o shuffle foi desligado e desfilou um autêntico best of ao longo do dia, com a emoção no auge, ainda houve tempo para passar no ten club e mandar vir uma t-shirt.

Há dias assim. Ainda bem.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Joana



A Joana entrou na trigésima quinta semana de gestação. Enquanto ainda não vê a luz do dia, os seus pais e outros familiares vão-se preparando para a sua chegada. Hoje foi dia de tratar do quarto. Assim, mãe e tia juntaram esforços para montar uma estante e para decorar o quarto com os autocolantes que há tanto tempo estavam na prateleira.

Embora ainda não esteja tudo, a verdade é que já não parece um escritório.



domingo, 14 de junho de 2009

Feriados de Junho

A semana passada convidava a umas mini-férias, dois feriados, a ponte “dada” pela empresa, enfim, estava mesmo a pedi-las. Assim, rumámos a sul em busca das praias de que gostamos tanto.
O Algarve estava cheio, mas passando lá férias há 30 anos, já se conhecem refúgios para estes dias de confusão.
A praia escolhida para passar as tardes foi esta. Calma e pouco movimentada.



No que toca às refeições, ir ao Algarve e não ir à Guia, ao Ramires, comer o tal franguinho, é como ir a Roma e não ver o Papa, picámos esse ponto logo na primeira noite.
Depois deste clássico, merece também destaque o jantar no Charneco, em Estômbar. Esta taberna Algarvia tem um menu degustação em versão rústica que é óptimo e pelo qual vale a pena fazer uns km.

O ambiente é familiar, as paredes estão forradas por fotos, caricaturas e motivos de mar. Fomos recebidos com sorrisos simpáticos e despretenciosos e, sem que disséssemos nada, já estavam em cima da mesa umas fatias de pão do bom, azeitonas bem temperadas e umas gambas cozidas e passadas depois em azeite e alho.

Seguiram-se, no mesmo silêncio de quem diz, estes já sabem ao que vêm, uma salada de ovas de choco, e uma dose de berbigão e amêijoas. Ainda não refeitos da surpresa das ovas de choco, e já estavam em cima da mesa 4 carapaus alimados, prontinhos para continuar a encher o estômago.

Depois, quando as entradas já tinham ocupado um volume maior do que o aceitável, chegaram os pratos principais, um arroz de peixe delicioso, malandrinho, servido em prato de sopa, com a respectiva colher e um borrego assado em forno de lenha.

Para acompanhar o café ainda tivemos direito a dom rodrigos e a tarte de milho.

Foi a segunda vez que lá jantámos e regressaremos sempre que passarmos uns dias no Algarve.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Leitura de férias



Depois de ler Os Pilares da Terra, Na Toca do Leão e Mundo Sem Fim, do Ken Follet, trouxe para férias O Homem de Sampetersburgo.


Mais uma vez, estou super embrenhado no livro. Confirma-se que o Ken Follet tem, de facto, uma criatividade espantosa que lhe permite escrever bem sobre os mais variados temas e diferentes épocas.


Aconselho.


segunda-feira, 8 de junho de 2009

10 anos

Hoje a minha sobrinha/afilhada faz 10 anos. Brutal! Parece que foi ontem que me baldei a uma visita de estudo às obras do Alqueva para ficar, à porta do Amadora-Sintra, à espera para a ver.
Parabéns Beatriz e que contes muitos.

sábado, 6 de junho de 2009

Vamos a votos

É já amanhã que a maioria dos portugueses vai ganhar mais umas eleições. Aceitam-se apostas, 50%, 60% de abstenção? Quem dá mais?

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O endereço

Porquê jamprestes?
Bem, porque sim. Gosto do nome.
Conheci Jamprestes no decurso de um trabalho que fiz em 2008 e que me levou a diversos lugares com nomes igualmente pomposos no nosso país. De todos eles, Jamprestes ficou-me no ouvido. Trata-se de um Lugar com pouco mais de 100 habitantes, na freguesia de Chãos, concelho de Ferreira do Zêzere.

Post 1

E já está!
Finalmente decidi-me pela criação de um blog onde, com a periodicidade que me for possível, irei falar do que me vier à cabeça.